Número actual de la revista digital
Estudios Históricos
EDICIÓN Nro. 32 Revista Digital. Diciembre 2024
Artículos de este número:
01 - Aprendizagem social na governança policêntrica: o olhar latino-americano
Pawel Arkadiusz Wiechetek, Jair Kotz, Wilson João Zonin (Polonia, Brasil)
Resumen: O presente artigo enfoca a aprendizagem social e sua relevância como estratégia de ação coletiva em larga escala nas transições para a “sustentabilidade eco-cultural”. Demonstra como essa abordagem foi adaptada à experiência real de transição territorial na América do Sul: o caso do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata (CSCS). O CSCS pode ser considerado como uma inédita iniciativa de aprendizagem social de caráter biorregional (Bacia do Prata, cinco países); multissetorial (governo, sociedade civil, academia, mídia); e multinível (global-local). Apresenta-se o estado da arte sobre o CSCS, explicitando as concepções teóricas e metodológicas desta plataforma, que teve a água como tema integrador, o pensamento latino-americano como marco conceitual, a educação ambiental como mobilizadora social e a construção coletiva de conhecimentos como tática organizacional.
Palavras-chave: Saberes Socioambientais; Ética do Cuidado; Bacia do Prata, aprendizagem social, governança policêntrica.
02 - Porto Novo rumo ao centenário: modos de viver conservados em contextos de mudanças
Roque Strieder (Brasil)
Resumo: Compreender a história de Porto Novo e de sua gente objetiva compreender o presente. Consultamos documentos, cuja leitura fazemos agora, conversamos e ouvimos histórias de vida, de vidas que existem agora, com um olhar e compreensões de agora, já que efetivamente somos o agora, quase 100 anos depois. Toda história acontece na mudança em torno de algo que é conservado. Como historiadores desejamos conhecer e compreender como um ser humano e seu entorno ambiente mudaram e mudam conjuntamente e de forma congruente. Somos no agora mestres em contar histórias e moldar histórias e, ao fazê-lo revelamos como elas nos moldam. Temos como objetivo firmar a relevância de mais mergulhos sobre a densa e extensa existência, 100 anos de Porto Novo. Desafiar para desencadear mais escritos, para sensibilizar mais leitores, visando aproximar-nos cada vez mais da concreta existência de nossas individualidades e como coletividades. É certo que existe um fato, um marco temporal, firmando que Porto Novo começou em 1926. No desejo de (co)memorar seus 100 anos, temos como premissa que Porto Novo segue existindo, pois algo se conservou convidando para questionar: o que foi que efetivamente aconteceu e se conservou, desde 1926, nas margens catarinenses do Rio Uruguai, atribuindo-nos o direito de (co)memorar seu centenário, sabedores das gigantescas mudanças que aconteceram nesses 100 anos?
Palavras-chave: Porto Novo; História; Conservação e mudança.
03 - A memória maçônica da Augusta e Respeitável Loja Simbólica (ARLS) Ordem e Trabalho no cemitério municipal da Vila Jacuí - Restinga Seca (RS)
Jair Flores da Silva, Dra. Fernanda Kieling Pedrazzi (Brasil)
Resumo: Neste Artigo, analizaremos a arte funerária manifestada no cemitério da Vila Jacuí na cidade de Restinga Seca, estado do Rio Grande do Sul, Brasil, como elemento de revelação histórica de uma localidade que teve o seu apogeu no final do século XIX e início do século XX. Nesse cemitério, na década de noventa, foram descobertos túmulos com emblemas da Maçonaria o que, através de pesquisas, revelou a existência de uma Loja Maçõnica que esteve em atividade nessa vila no período de 1895 a 1912. Os participantes dessa agremiação, muitos incusive oriundos de outros países, deram significativa contribuição para o desenvolvimento da região bem como se desvelou a importância histórica e geográfica dessa vila, contribuindo para o crescimento econômico e populacional do Estado, num determinado período.
Palavras-chave: Memória Cemiterial, Patrimônio Histórico-Cultural, Maçonaria.
04 - Alemães e descendentes no Brasil, por ocasião do bicentenário da colonização
René E. Gertz (Brasil)
Resumo: Em 2024, comemora-se o bicentenário do início de uma imigração e colonização sistemáticas com alemães no Brasil. A bibliografia sobre os resultados deste empreendimento é controversa. Grosso modo, pode-se dizer que há duas orientações básicas, uma positiva outra negativa. A positiva destaca as contribuições de alemães e descendentes no campo demográfico, social, econômico, científico, artístico etc. A negativa destaca problemas de ordem político-cultural pelos quais a presença desta população teria sido responsável no passado, e continuaria sendo no presente. Aqui se tenta fazer uma avaliação crítica das manifestações desabonadoras, em especial naquilo que diz respeito a racismo, nazismo e neonazismo, sobretudo nos dois estados mais sulinos do Brasil, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Palavras-chave: Imigração alemã; racismo; nazismo; neonazismo.
05 - The first wave of Russian emigration as a factor in the spread of Russian (Soviet) musical and educational traditions in the cultural life of North American countries in the 20th century
N. Suetin (Rusia)
Introduction: Domestic emigration of the first wave (1918–1940) influenced the development of culture, science and education in many countries of the world. Musical culture and music education are no exception, which were diversified in North America thanks to the teaching activities of Russian (Soviet) musicians who were forced to leave their homeland and settled in the USA and Canada. The study of this topic is of interest to science, since it can contribute to the intensification of international cooperation in the field of training music specialists in the 21st century.
06 - Em defesa da “Constituição Brasílica”: a independência do Brasil pelas páginas do Revérbero Constitucional Fluminense
André Fertig, Matheus Garcia Xavier (Brasil)
Resumo: A partir da análise do periódico carioca "Revérbero Constitucional Fluminense", edições dos meses de julho, agosto e setembro de 1822, pretendemos compreender, em que medida, sob a editoria de Gonçalves Ledo e Januário da Cunha Barbosa, o jornal expressou sua perspectiva acerca da Independência brasileira e também sua defesa da "Constituição Brasílica". Enfocaremos o vocabulário liberal presente nos discursos de Ledo e Januário, assim como os argumentos em prol da constituição brasílica que englobava um discurso agregador, nacionalista, comparativo e em defesa da Constituição brasílica e da Independência do Brasil.
Palavras-chave: Independência do Brasil, liberalismo, Monarquia constitucional.
07 - Inezil Penna Marinho: lugares e práticas em congressos de Educação Física na América Latina (1943-1948)
Gabriel dos Santos Pinheiro, Felipe Ferreira Barros Carneiro, Amarílio Ferreira Neto (Brasil)
Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar as práticas e os papéis desempenhados por Inezil Penna Marinho em eventos relacionados à Educação Física em países latino-americanos. Metodologicamente, fundamenta-se na análise crítico-documental, utilizando como fontes publicações especializadas brasileiras e mexicanas do período de 1943 a 1948. Na primeira parte do texto, analisamos as práticas de Marinho em congressos panamericanos de Educação Física, bem como as estratégias empregadas pelo intelectual para ocupar diferentes espaços nesses eventos. Em um segundo momento, investigamos sua presença no I Congresso Argentino de Educação Física, destacando os processos que envolveram sua ida à Argentina, além da repercussão de sua participação na imprensa latino-americana. As fontes indicam que as práticas de Marinho em congressos sediados na América Latina transcendiam a esfera científica e organizacional. Como técnico em Educação do DEF-MES e representante da APEF e APEF-ARG, o intelectual buscava ativamente promover os interesses de suas instituições, frequentemente resultando em disputas com participantes brasileiros e estrangeiros. De maneira estratégica, Marinho também procurava inserir-se em espaços políticos durante esses encontros, com o objetivo de avançar seus interesses relacionados ao desenvolvimento da Educação Física em escala continental.
Palavras-chave: Inezil Penna Marinho; Congressos; Educação Física; América Latina; história.
08 - Educação para o patrimônio cultural como estratégia de desenvolvimento humano e social
Juliani Borchardt da Silva, Patrícia Schmidt (Brasil)
Resumo: O eixo central deste ensaio teórico se detém em analisar a relação entre educação e patrimônio cultural, buscando compreendê-los como elementos basilares para a elaboração de estratégias para o desenvolvimento humano e social. Preliminarmente ao assunto ora apontado, analisam-se estas categorias para melhor compreensão da temática, partindo de questionamentos como: quais as relações e estratégias possíveis para a implementação de posturas educativas formais e informais que insiram sujeitos, comunidades, realidades através do patrimônio histórico e cultural, seja ele material ou imaterial, de maneira a possibilitar o pleno desenvolvimento humano e social destes? A metodologia adotada mescla análise e interpretação. Para análise, esclarecem-se os conceitos supracitados, atentando sempre para suas interligações. Através da hermenêutica, interpretam-se estes conceitos para uma melhor compreensão dos mesmos, em especial no que se refere à sua práxis em prol da educação para o patrimônio cultural como uma das estratégias possíveis de desenvolvimento humano e social.
Palavras-chave: Educação. Patrimônio Cultural. Desenvolvimento Humano.
09 - The Expulsion of the Jesuits from Puebla in 1767
Robert H. Jackson (U.S.A.)
Abstract: On June 25, 1767, Spanish royal officials began the implementation of the royal order issued by King Carlos III (r. 1759-1788) to expel the members of the Society of Jesus from all of his dominions. His decree stipulated that the Jesuits were to be exiled to the Papal States in Italy. The King did not give his reasons for his decision to order the expulsion of the Jesuits, although many scholars point to the March 1766 Motín de Esquilache in Madrid as an underlying cause. Jesuits were accused of having been behind what essentially was a bread riot brought on by bread shortages. The Colegio Imperial staffed by Jesuits was located at the center of the areas affected by the riot, and royal officials noted all the rumors about the role of the Jesuits in the riot. However, Portugal and France had already ordered their expulsion in 1759 and 1764 respectively, and in 1773 the Pope, pressured by the governments of Portugal, France, and Spain, suppressed the order. There may have been other causes for the actions of three monarchs to expel the Company of Jesus. In the context of the time with monarchs enhancing royal authority, the Jesuits had outlived their usefulness. The Society of Jesus came into existence in 1540 at the height of the Counter-Reformation, the Catholic response to the challenge of the Protestant Reformation. However, by the 1760s religious differences no longer polarized Europe, and monarchs were more concerned with expanding their own authority and maintaining an ill-defined balance of power. There no longer was a place for members of an international organization whose members swore allegiance to the Pope, rather than to the king.
10 - Fontes para a pesquisa da migração de alemães para Santa Maria, RS, no século XIX: o legado de José Antonio Brenner de Brenner
Fernanda Kieling Pedrazzi (Brasil)
Resumo: As fontes de pesquisa nem sempre são fartas e têm fragilidades no acesso aos acervos documentais. O tema da imigração alemã no centro do estado do Rio Grande do Sul (RS) carece de informações e tudo o que é escrito possui enorme valor. A investigação foca na imigração de alemães para o Sul do Brasil, mais especificamente para Santa Maria (RS), sob a perspectiva do patrimônio formado e disponível como arquivo a partir de um autor que investiu estudo e pesquisa do tema: José Antonio Brenner de Brenner (1934 – 2024). O professor Brenner era santa-mariense, Arquiteto formado em Porto Alegre (RS), professor universitário das engenharias, descendente de alemães e usou os recursos à sua disposição e a memória familiar para contar as histórias da comunidade alemã que se estabeleceu em sua cidade natal a partir de 1829, formando um patrimônio. O objetivo da pesquisa é levantar os subtemas que o professor Brenner dedicou-se a pesquisar e escrever, em especial em um Blog denominado “Brenner de Santa Maria” que manteve ativo por 16 anos e no qual registrou 130 postagens, ricamente ilustradas. Espera-se dar a conhecer o autor e o seu legado a partir da pesquisa.
Palavras-chave: Alemães. Brenner. Santa Maria.
11 - Organização de arquivos municipais: iniciativas e práticas
Jorge Alberto Soares Cruz (Brasil)
Resumo: Este artigo teve sua origem no IV Encontro Internacional de História, que foi realizado no município Catarinense de Itapiranga e teve como objetivo demonstrar a importância da criação de Arquivos Públicos Municipais como locais de memória. O argumento para tanto, esta alicerçado no fato que os municípios, como parte integrante da divisão administrativa brasileira, possuem a responsabilidade de garantir aos cidadãos o acesso a serviços essenciais como saúde e educação básica. Além disso, é o local onde se articulam políticas voltadas a promover a proteção do patrimônio histórico e da cultura local. Do ponto de vista técnico realizou-se uma pesquisa bibliografia. Sendo assim, buscou-se argumentos na Constituição Federal de 1988, na Lei 8159/1991 que dispõe sobre as políticas nacionais de arquivos, e na Lei 12527/2011 conhecida como Lei de Acesso as Informações. Na conclusão defende-se a ideia que para os cidadãos obterem acesso aos seus direitos constitucionais é imprescindível a criação de arquivos públicos municipais, institucionalizados, fortalecidos e posicionados política e estrategicamente na estrutura da Administração Municipal.
Palavras-chave: Arquivos Públicos Municipais; Documentos Arquivísticos; Locais de memória; Itapiranga.
12 - Entre o céu e a terra: as fronteiras aéreas de Santa Maria e a sua relação com a fronteira sul na geopolítica do Prata (1944, 1971 e 1982)
Thiago Noschang Cabral (Brasil)
Resumo: O objetivo do presente artigo busca investigar qual a importância da Base Aérea de Santa Maria– tanto em nível nacional e regional – e a sua relação com a fronteira sul (Argentina e Uruguai), com enfoques ora na dimensão geopolítica, ora na identitária. O recorte temporal escolhido vai desde os antecedentes da Base em 1944, passando para o ano de sua inauguração em 1971. O problema da pesquisa consiste em preencher lacunas encontradas na historiografia sobre a história da Base Aérea de Santa Maria e sua relação com a fronteira sul, desenvolvendo o argumento a partir dos conceitos de fronteira desenvolvido por Grimson (2003, 2004) e no deslocamento de fronteira apresentado por Machado (2000) enquanto marco teórico. No tocante às fontes, a pesquisa se valeu da literatura especializada e de exemplares do periódico “A Razão”, jornal de grande publicação local. A hipótese construída indica que a base reforçou (e expandiu) a posição da cidade no Cone Sul, por meio de suas fronteiras aéreas, constituindo-a enquanto peça fundamental na relação com a fronteira sul em diferentes momentos basilares da história regional. Na mesma medida, reitera-se a centralidade da região platina como um dos principais palcos de relações exteriores do continente.
Palavras-chave: Base Aérea de Santa Maria, Bacia do Prata, geopolítica.
13 - Lutas, política e memória de um sindicalismo alternativo nas ferrovias italianas. Entrevista com Ezio Gallori
Davide Carbonai, Claudio Cozzi Fucile (Brasil, Italia)
Resumo: Ezio Gallori foi o protagonista de numerosas lutas sindicais, protestos e greves, na Itália, nas décadas de 1980 e 1990. Ele contribuiu significativamente para a melhoria das condições de trabalho dos ferroviários italianos e para o avanço de reivindicações em temas como segurança, turnos de trabalho e salários. Em 1987, Gallori foi um dos fundadores do Co.M.U., uma coordenação sindical de maquinistas das ferrovias italianas. Seu percurso político-sindical é notável, sendo uma figura central no sindicalismo de base na Itália, tendo rompido várias vezes com o sindicato confederado e a CGIL. Este texto apresenta trechos de duas entrevistas com Ezio Gallori e explora sua formação política e sindical, desde as primeiras greves auto organizadas até sua expulsão da CGIL.
Palabras-chave: greves, Itália, Sindicalismo, entrevista, setor ferroviário.
14 - Análisis de La pesquisa y Las viudas de los jueves, novelas políticas de crímenes de la Pos-Guerra Sucia, en Argentina
Lic. Henry Herrera (Ecuador)
Resumen: El presente texto pretende esbozar como la situación política de Argentina durante la primera parte del Siglo XX conocido como Guerra Sucia, dio lugar a propuestas literarias. La presente propuesta, pone en relieve específicamente dos de esas novelas derivadas de tal fenómeno político; A)La pesquisa de Juan José Saer B)Las viudas de los jueves de Claudia Piñeiro. La primera detalla el cómo se cometieron los crímenes a lo largo de dicho fenómeno; entre tanto, la segunda profundiza en cómo se va deteriorando la economía argentina y sus efectos dentro de la población durante este período. El artículo entre otras consideraciones introduce con la situación política en primera instancia, luego particulariza como ambos escritores desarrollaron su vida y carrera de escritores. Luego, cuál fue su relación con la Argentina de esos años, para plantear su propuesta. También el escrito intenta categorizar cómo ambas propuestas de narrativa se insertan en medio de la narrativa latinoamericana que por esos tiempos era prolífica. Plantea diferencias de estilo y técnicas entre ambas novelas, que, pese a representar un estilo peculiar se pueden reconocer sus semejanzas y diferencias, sin realizar exhaustivamente un análisis literario, pero esbozando algunos puntos que las volvieron peculiares; por ejemplo, el elemento psicológico y antropológico. El texto efectúa un análisis holístico, y logra cubrir varios elementos no sólo el literario; de modo que, pretende colocar ambas propuestas en el Corpus de Novelas de la Narrativa Hispanoamericana.
Palabras clave: Guerra Sucia. Situación Política de la Argentina. La Pesquisa, Las viudas de los Jueves, Juan Saer, Claudia Piñeiro, Literatura Hispanoamericana.