escudoESTUDIOS HISTÓRICOS ISSN: 1688-5317-Uruguay

 

 

 

EDICIÓN Nro. 18 Revista Digital. Diciembre 2017

 

 

 

 

EDITORIAL


En diciembre de 2016 recibimos la triste noticia del fallecimiento del investigador e historiador Dr. Walter Rela. Una persona de enorme corazón, fiel a sus ideas y consagrado a la investigación en el campo de la Literatura y la Historia rioplatense. Sus obras fueron traducidas a varios idiomas y publicadas en colecciones sobre América Latina en diversas universidades del mundo. En lo particular fue un animador fundamental para la creación del Centro de Documentación Histórica del Río de la Plata y Brasil con sede en la ciudad de Rivera, que con total justicia decidió agregar su nombre al del centro y así quedó plasmado en la carta fundacional y en los estatutos registrados en el Ministerio de Educación y Cultura. Posteriormente, cuando decidimos publicar la revista digital académica Estudios Históricos, abrió muchas puertas a nivel internacional en base a su extraordinario prestigio y respeto. Esta edición especial, correspondiente al año 2017, está enteramente dedicada a su persona de la forma que mejor podemos homenajearlo, dando continuidad al trabajo que sin dudas perpetuará su producción y su memoria. Sus ideales y convicciones serán nuestra guía permanente. Hasta pronto Walter ¡!!!!!

Prof. Msc. Eduardo R. Palermo - Director

 

 


 

1-Recuerdos autobiográficos

 

 

 

Walter Rela

 

 

 

 

pdf



 

2-Como bien lo indica Ortega y Gasset – Homenaje a Walter Rela.

 

 

Raul Iturria

 

 

 

 

pdf

 


 

3-Recordación de Walter Rela

 

 

Maturo (Argentina)

 

 

 

 

pdf

 


 

4-Géneros de la literatura rioplatense. Homenaje a Walter Rela

 

 

F. Obermeir (Alemania)

 

 

 

 

pdf

 

 


 

5-A banha no Rio Grande do Sul - final do século XIX e primeira metade do século XX

 

 

 

Paulo Adam (Brasil)

 

 


Resumo: O artigo analisa o papel da banha no processo de dinamização econômica da região colonial do Rio Grande do Sul, no final do século XIX e na primeira metade do século XX. A banha, e o seu comércio, foi fundamental no processo de concentração de capital e formação de complexos agroindustriais no setor de alimentos, notadamente no de suínos. Nesta lógica, a espoliação de um grupo social, o dos colonos envolvidos na criação de porcos e produção de banha se fez evidente, gerando conflitos econômicos e sociais que repercutiram na cena política. O estudo também analisa como a crise da banha, nos anos 30, foi uma crise da colônia, das comunidades cuja atividade econômica se baseava na produção de porcos e banha, enquanto que para os grupos econômicos envolvidos no processo foi um momento de acumulação de capital seguido de sua reestruturação para um novo patamar produtivo. O estudo demostra como as entidades organizadas pelos refinadores de banha, primeiro o Sindicato da Banha, e depois o que seria o Instituto da Banha, este último de iniciativa do governo estadual, foram importantes espaços de articulação de uma fração da elite econômica do Estado.


Palavras chave: banha; economia colonial, Sindicato da Banha, colonos.

 

 

 

pdf

 

 


 

6- A implantação da lavora de café em Vassouras

 

 

Thiago de Souza dos Reis (Brasil)

 

 

 

Resumo: O presente artigo pretende analisar a atuação dos membros da família Teixeira Leite, em especial a atuação de Francisco José Teixeira Leite, enquanto provedores de crédito para a formação e crescimento da lavoura de café na região fluminense do Vale do Paraíba do Sul no século XIX. O acesso aos recursos para a formação de uma fazenda e cultivo de um cafezal era feito por diversas formas, entre as quais o crédito tomado a juros de capitalistas da região. Como aponta Stanley Stein (1990), os membros da família Teixeira Leite se especializaram no fornecimento de crédito para a lavoura de café em Vassouras e região, o que possibilitou a formação de uma intricada rede de relações com outras famílias abastadas e também com indivíduos mais humildes. Parte dessa rede buscaremos retomar ao longo desse trabalho, analisando, principalmente, os inventários do Barão de Vassouras e de sua primeira essa, além de outros documentos de foro público e privado.

 

Palavras-chave: Teixeira Leite; crédito; Vassouras; lavoura de café.

 

 

 

pdf

 

 


 

 

7 - A possibilidade do incomum: as desilusões de Aníbal em a geração da utopia, de Pepetela

 

 

Daniel Conte, Marinês Andréa Kunz, Jéssica Schmitz. (Brasil)

 

 

 

 

Resumo: A Geração da Utopia, de Pepetela, apresenta uma reflexão crítica do período colonial, da transição para a independência de Angola e sobre como esse processo foi marcado por uma violência simbólico-discursiva. Nessa ordem, figuram personagens que se assumem como porta-vozes da nação que foi silenciada e que agora quer se fazer ouvir, rompendo o silêncio imposto pela condição colonial. A materialidade ficcional traz à tona a projeção da utopia e a sistematização da impossibilidade do alcance pleno do projeto de nação idealizado, erguendo fronteiras, no pós-independência, entre os iguais. No contexto da obra, atentaremos para o percurso de dois personagens em especial: Aníbal e Sara, evidenciando sua significação para o entendimento do processo de libertação do jugo colonial. Os estudos teórico-críticos de Ana Mafalda Leite, Boaventura de Sousa Santos, Edward Said, Eni Orlandi, Ernst Cassirer e Rita Chaves servirão de base para a análise da obra.

 

Palavras-chave: Literatura. História. Pepetela. Revolução. Desilusão.

 

 

pdf

 

 


 

8- A universidade federal do pampa e a discussão entre território e territorialidade

 

 

Danilo Pedro Jovino, Ronaldo Bernardino Colvero (Brasil)

 

 

 

Resumo: Este presente trabalho, tem por objetivo dialogar sobre a ideia de território e territorialidade, aplicando como objeto de pesquisa a Universidade Federal do Pampa. Busca se entender a UNIPAMPA como ator influenciador na região onde a mesma está estabelecida. Pautados pela metodologia qualitativa e métodos historiográfico e hermenêutico esta pesquisa chega a conclusão de que os 4 pontos elencados pela autora Sarita Albagli que identificam um ator influenciador de uma territorialidade, a Universidade Federal do Pampa contempla todos os mesmos, assim sendo uma política pública que está contribuindo com a região e corrigindo o problema inicial para a implementação da mesma.


Palavras - chaves: Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, territorialidade, território

 

 

 

pdf

 

 


 

9 - Blocos Regionais e Pan-Americanismo na crise política brasileira de 1954.                                                                                           

 

 

Ana Luiza Setti Reckziegel (Brasil)

 

 


Resumo: O artigo tem como objetivo analisar de que forma as questões referentes à política externa brasileira, especialmente no que concerne às relações com a Argentina e com os Estados Unidos, contribuíram para o desencadeamento da crise política interna que culminou com o suicídio do presidente Getúlio Vargas, em agosto de 1954.


Palavras-chave: Blocos regionais- Pan-americanismo- Vargas.

 

 

 

pdf

 

 


 

10 - Críticas ao humanismo burguês e a produção norte-atlântica

 

 

Alencar Rampelotto da Silva,  Júlio Ricardo Quevedo dos Santos (Brasil)

 

 

 

Resumo: Neste artigo propomos fazer um debate intelectual entre pensadores das áreas das ciências humanas, filosofia e da crítica literária sobre o conceito de modernidade desde a ascensão do Iluminismo na França e no Reino Unido até os dias atuais, de quem detém a hegemonia sobre esse paradigma, principalmente, nas grandes discussões acadêmicas. A partir de autores como Andreas Huyssen que nos trás novas ideias sobre modernidades alternativas e as disputas entre o local e o global, passando por John Pocock e a crítica do modelo falho de humanismo burguês forjado no período ilustrado, este situado até hoje como referência, chegando à Paul Gilroy e a sua crítica a produção norte-atlântica (entendidos como Europa Ocidental e EUA), e a exclusão dos demais por aqueles que não se enquadram ao padrão ocidental na contribuição para a formação da(s) modernidade(s) como, por exemplo, os negros na colonização da América.

 

Palavras-chave: Modernidades Alternativas – Estudos Culturais – História Intelectual – Atlântico Norte – Pós-Colonialismo.

 

 

 

pdf

 

 


 

11- "Educador, poeta y escritor santaclareño"

 

 

Adela D. González Álamo (Cuba)

 

 

 

Resumen: Se da a conocer en el artículo Educador, poeta y escritor santaclareño las tres facetas de la vida de Eligio Eulogio Capirot Yera: como educador, poeta y escritor, todas desarrolladas en pleno siglo XIX, asi como las colaboraciones que tuvo en órganos periodísticos de la villa de Santa Clara. Además, las múltiples poesías y libros de poemas escritos por él y algunas de las composiciones poéticas escritas por personalidades de las letras después de fallecido el joven poeta.

 

Palabras claves: poeta-periodista-escritor-poesías-colaboraciones periodísticas

 

 

 

pdf

 

 


 

12-A escrita da história de São Borja: primeiras observações

 

 

Anderson Romário Pereira Corrêa, Rafael Sides. (Brasil)

 

 



Resumo: Com este artigo pretende-se comunicar o resultado parcial e preliminar do Projeto de Pesquisa que estuda a historiografia de São Borja. Com intuito de analisar a produção historiográfica sobre a cidade nos seguintes aspectos: temas, abordagens, referências teóricas, métodos e fontes utilizadas pelos autores. Nesse primeiro momento, de levantamento bibliográfico, elaborou-se um “catálogo” com as publicações encontradas de forma física (livros) e online (artigos, dissertações e teses). Comunica-se aqui, portanto, a análise do Catálogo. Com os dados que já temos podemos organizar a produção por: períodos, “lugar de produção”, autores, gênero dos autores e outras variáveis correlatas a estes aspectos. Mais de 85% das publicações sobre São Borja encontram-se no Século XXI (nos últimos anos), em sua maioria é uma produção acadêmica, com um número considerável de trabalhos disponíveis na internet (online). Evidenciou-se também a importância da Unipampa no aumento significativo da produção intelectual sobre história, memória e patrimônio de São Borja. Os dados preliminares indicam a possibilidade de estar ocorrendo uma “revolução historiográfica” sobre São Borja.

 

Palavras-chave: História, historiografia, São Borja.

 

 

 

pdf

 

 


 


13- La Constitución de 1940 y la producción simbólica pública de Cumanayagua a mediados de la pasada centuria

 

 

Dariel Mena Méndez (Cuba)

 

 

 


Resumen: Describir las singularidades que distinguieron a la producción simbólica pública de Cumanayagua hacia la medianía del siglo XX, muy a tono con las aperturas y aires de modernidad divisados luego de la Constitución de 1940 en Cuba, constituye el propósito fundamental de este artículo. Nos aproximaremos a las prácticas más recurrentes que formaron parte de la herencia hispana: la procesión de La Santa Cruz de Cumanayagua, los Festejos de San Juan, la celebración de Las Candelarias, además de un breve análisis a las publicaciones periódicas: volantes, revistas, boletines y periódicos como parte del subsistema comunicativo. Para ello en la primera parte del trabajo, se reflexionará acerca del impacto de la Constitución de 1940 en los fenómenos comunicativos y culturales de la localidad.


Palabras clave: Constitución de 1940; producción simbólica pública; prácticas culturales; Cumanayagua.

 

 

 

pdf

 

 


 

14 - Contradicciones del Desarrollo: el caso de La Venta, Municipio de Juchitán de Zaragoza, Oaxaca, México

 

 

Carlos Garcia Medina (Rusia)

 

 


Resumen: La localidad de La Venta es una Agencia que pertenece al municipio de Juchitán de Zaragoza, estado de Oaxaca, México. Se encuentra ubicada en la región de lstmo de Tehuantepec, región estratégica ya que es la porción más pequeña del territorio mexicano en superficie terrestre, pero rica en recursos naturales  y sociales. Sin embargo las condiciones de precariedad y atraso, junto con el rezago en educación, vivienda, alimentación y salud, se convierten en serio obstáculo para el desarrollo pleno de la población indígena y por ende de la región. Es precisamente estos elementos los que explican la inversión extranjera en países en desarrollo, en donde las empresas transnacionales pueden maximizar sus beneficios, porque el país receptor les ofrece “Ventajas competitivas” es decir, se les cobran pocos impuestos y además se les permiten un control casi total de sus acciones, el Estado receptor les deja las manos libres siempre que cumplan con un beneficio social con la población receptora. Es el caso de La Agencia Municipal de La Venta, se observa este fenómeno.  El  impulso económico en ciertas zonas es el causante de una diferenciación espacial y vertical de las regiones, causando en ciertos países una fragmentación interna. 

 


Palabras claves: Paradojas, desarrollo, local, la Venta, Oaxaca, México.

 

 

 

pdf

 

 


15 - Martín Morúa Delgado y la integración nacional en Cuba

 

 

Yoel Rodríguez Ochoa. (Cuba)

 

 

 

Resumen: Desde el último cuarto del siglo XIX, esa controvertida personalidad de la historia de Cuba que fue Martín Morúa Delgado asumió que los negros eran capaces de superar el manifiesto atraso e ignorancia, acudiendo a la educación como alternativa idónea. En alguna que otra medida, dicho criterio fue asumido, además, por intelectuales como Enrique José Varona, Rafael María de Labra o incluso, el mismo Juan Gualberto Gómez.
Esta acción de superación individual constituía una opción objetiva para que los negros y mestizos accedieran a las zonas adjudicadas por los blancos al poseer éstos un nivel educacional cualitativamente superior. Como era de esperar, tal modalidad fue asumida por un selecto grupo que alcanzó cierta representación social.

 

Palabras clave: integración nacional, raza, cubano, educación, representación social.

 

 

 

pdf

 

 


16 - Mujer holguinera; comercio y República

 

 

Ana Leonor González Sánchez. (Cuba)

 

 

 

Resumen: Los estudios acerca de la participación de la mujer en la historia han sido abordados generalmente desde su presencia en el campo insurrecto hasta el clandestinaje y las luchas del Ejército Rebelde, otras aristas de la vida social y económica han sido limitadas tanto por enfoques historiográficos como por los perjuicios que tradicionalmente han rodeado a la mujer. La presente  investigación propone una valoración acerca de la participación de la mujer holguinera en las actividades comerciales entre 1900 y 1959. Se caracteriza el desarrollo de la actividad comercial minorista en Holguín durante la República burguesa, a partir de un análisis de los giros comerciales donde se manifiesta de manera estable la presencia femenina a lo largo de todo el periodo. Para la mejor comprensión del objeto de estudio en la etapa republicana, la investigación propone una periodización que permite  desarrollar  las principales variables asumidas. Se presenta un estudio socio-económico acerca de la presencia femenina en el comercio de  Holguín a través del análisis de  variables como son: distribución de los capitales por giros comerciales, distribución territorial dentro del municipio holguinero, entre otros elementos demostrativos de su rol  en esta esfera de la vida holguinera.

 

Palabras claves: mujer, comercio, historia económica, enfoque de género, historiografía

 

 

 

pdf

 

 


 

17 - A Nossa África: a Mãe Expoliada

 

 

Dr. Mário Maestri (Brasil)

 

 

 

 

 

 

pdf

 

 


 

18 - O capital escravista-mercantil nas Américas e sua superação

 

 

Iraci del Nero da Costa, Julio Manuel Pires. (Brasil)

 

 

 

Resumo: No artigo intitulado América y el capital mercantil esclavista os autores expuseram os elementos embasadores  do capital escravista-mercantil e indicaram as limitações que se impunham a tal forma do capital. No presente trabalho – depois de serem identificadas, no plano hipotético, as condições necessárias à superação do capital escravista-mercantil – são apontadas as causas históricas imediatas das quais resultou, para a maioria esmagadora das nações e demais dependências políticas existentes nas três Américas, a aludida superação. Discute-se, também, a relação existente entre a extinção do escravismo, enquanto elemento de caráter político, e a supressão do capital escravista-mercantil, que se caracteriza por sua dimensão eminentemente econômica.


Palavras chave: Capital escravista-mercantil, Abolição da Escravatura, Novo Mundo, América Colonial.

 

 

 

pdf

 

 


19 - O prata, poder e guerra: reflexões sobre o conceito de região na história

 


Jeremyas Machado Silva (Brasil)

 

 

 

Resumo: Este texto apresenta uma breve reflexão sobre o conceito de região na historiografia. Realizou-se uma revisão teórica sobre o assunto com o objetivo de refletir-se sobre o emprego do conceito em História. Levou-se em consideração a delicada sistematização das identidades culturais, da política e das representações em estudos históricos. Assim, criticou-se a compreensão da ideia de região como um espaço isolado que não sustenta relações com o nacional ou com o global.


Palavras-chave: História – Região – Prata – Guerra da Tríplice Aliança.

 

 

 

pdf

 

 


 

20 - O Priorado do Crato e o Convento Central da Ordem do Hospital nos Tempos do Prior D. Vasco de Ataíde

 

Dirceu Marchini Neto (Brasil)

 

 

 

Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre as relações entre o Priorado do Crato e o Convento Central da Ordem do Hospital e sobre a maneira como estes se relacionavam com a Santa Sé. A delimitação temporal abrange o final do século XV e início do século XVI, enfatizando, entretanto, o período em que D. Vasco de Ataíde esteve no cargo de Prior do Crato, em Portugal. Analisando a relação do Prior do Crato, D. Vasco de Ataíde, com o Papado, percebemos que em muitas ocasiões a Santa Sé utilizava a Ordem do Hospital como um braço armado ao serviço da Cristandade e da própria Igreja Católica Apostólica Romana. Quanto à relação entre o Prior D. Vasco de Ataíde e o Convento Central da Ordem do Hospital, sediado na ilha de Rodes, vale ressaltar que o Prior do Crato fornecia ajuda militar a cada vez que Grão-Mestre assim solicitava, e, em várias ocasiões, comparecia pessoalmente aos Capítulos Gerais e a outras convocatórias.


Palavras-chave: Priorado do Crato; Ordem do Hospital; Convento Central; Vasco de Ataíde; Santa Sé.

 

 

 

pdf

 

 


 

21 - O “time do povo”:Vantagem competitiva na construção e na manutenção da identidade de uma organização esportiva.

 

 

João Malaia Santos, Ary José Rocco Junior. (Brasil)

 

 

 

Resumo: Atualmente, o Corínthians é o clube esportivo brasileiro que apresenta maior crescimento no seu número de torcedores e, como consequência, nas suas receitas, em especial àquelas oriundas das ações estratégicas de comunicação e marketing. O objetivo deste trabalho é investigar de que maneira os gestores da agremiação souberam, de forma estratégica, aproveitar a memória do clube como “time do povo” para a construção de uma identidade organizacional que confere vantagem competitiva ao clube. Para nossa análise, realizamos uma pesquisa qualitativa que usou como dados a história dita “oficial” do clube e notícias publicadas na grande imprensa paulista. A estratégia de construção da marca “Corinthians”, baseada em elementos de formação da sua identidade histórica, conferiu vantagem ao clube, principalmente na obtenção de atuais patrocínios importantes.


Palvaras-chave: Estudos Organizacionais, Identidade Organizacional, Gestão do Esporte, Comunicação Organizacional, Vantagem Competitiva.

 

 

 

pdf

 

 


 

22- MILITARES NA POLÍTICA: O Visconde de Pelotas e a questão militar nos anos finais do Império do Brasil

 

 

André Fertig (Brasil)

 

 

 

Resumo: Este artigo objetiva enfocar a denominada questão militar na última década do Brasil imperial. Para tanto abordaremos o contexto de crise do Império do Brasil, quando a tensão entre a Coroa e os militares acentuou-se e qual foi a postura adotada na referida questão por uma das principais lideranças da agremiação liberal: José Antonio Correia da Câmara (Visconde de Pelotas). Com tal propósito de analisar a questão militar e suas repercussões na Província do Rio Grande do Sul, a partir da atuação do político e militar Pelotas, nossas fontes privilegiadas de pesquisa são a imprensa político-partidária da época, o jornal liberal “A Reforma”, bem como os discursos parlamentares.


Palavras-chave: história política, Império do Brasil, questão militar.

 

 

 

pdf

 

 


 

23 - Os processos de acidentes de trabalho dos mineiros na capital brasileira do carvão: a luta pelo direito à saúde

 

 

Bruno Mandelli (Brasil)

 

 

 

Resumo: O trabalho a seguir apresenta uma recente pesquisa sobre a questão dos acidentes de trabalho na mineração na região carbonífera de Criciúma, que ficou conhecida como Capital brasileira do Carvão, entre as décadas de 40 e 50 do século passado. A pesquisa em fontes documentais dos processos de acidentes de trabalho da vara da Fazenda permitiu ampliar a visão sobre as condições de trabalho e de vida desses trabalhadores e como o conflito social gerado dentro da esfera produtiva se deslocava para os tribunais através de batalhas jurídicas pela reparação do direito à saúde.


Palavras-chave: acidentes de trabalho; mineração; história social do trabalho.

 

 

 

pdf

 

 


 

24 - Os retratos de Juan Manuel Blanes: Algumas considerações

 

 

Cyanna Missaglia de Fochesatto (Brasil)

 

 

 

Resumo: O presente artigo tem por objetivo a análise de alguns retratos elaborados pelo artista uruguaio Juan Manuel Blanes, ao longo do século XIX. Para tanto foram analisados retratos que representem personagens políticos e militares da sociedade, além da elite social. Os retratos são considerados elementos importantes tanto para os retratados quanto para os retratistas, uma vez que eles se configuram como formas do artista manter seus laços e vínculos com a elite retratada, além de atender as necessidades mercadológicas. Para os retratados era uma forma de demostrar seu status social ou ascensão social. Os retratos possuíam uma função política e pedagógica na sociedade.


Palavras-chave: Juan Manuel Blanes. Retratos. Elite. Redes Sociais.

 

 

 

pdf

 

 


 

25- Para crime semelhante, diferentes sentenças: a condenação de trabalhadores escravos de Rio Pardo acusados de assassinar seus amos ou prepostos durante o século XIX

 

 

Roberto Radünz, Olgário Paulo Vogt. (Brasil)

 

 

 

Resumo: O texto trata de ritos processuais pelos quais passaram, durante o século XIX, seis trabalhadores cativos do município de Rio Pardo. A base empírica é composta de processos crime e da legislação do período. Em 1819, Joaquim matou seu amo, Francisco Rodrigues Veiga, sendo por isso condenado a galés perpétuas. Em 1820, Manoel assassinou seu senhor moço, Joaquim José dos Reis, recebendo como condenação a incumbência de carrasco. Em 1828, Leopoldo e Rodolpho mataram o capataz da Fazenda Pederneiras e foram condenados a desfilar pelas ruas públicas de Porto Alegre com baraço e pregão e sofreram morte natural para sempre na forca. Esses quatro cativos foram julgados pela legislação portuguesa ainda em vigor na época e condenados pela Junta de Justiça.  Em 1850, Ricardo foi enquadrado na lei de exceção de 1835 e condenado pelo Tribunal do Júri à forca por ter ferido gravemente ao capataz da fazenda Capivary. Em 1863, Nazário assassinou cruelmente sua ama sendo, por isso, condenado a 600 açoites e a levar um ferro no pescoço por dois anos. Em cada julgamento, uma diferente sentença.


Palavras-chave: fontes e acervos; escravidão; processos judiciais; violência.

 

 

 

pdf

 

 


 

26 - Para o que serviu um referendo dos trabalhadores? Notas de pesquisa sobre a democracia industrial na Itália

 

 

Davide Carbonai (Brasil) , Carlo Drago (Italia)

 

 

 

Resumo: Em julho de 2007, o governo Prodi e representantes das três principais confederações sindicais italianas assinaram um acordo histórico sobre bem-estar e desenvolvimento econômico. Em outubro, para ratificar ou rejeitar o acordo, o movimento trabalhista italiano organizou um referendo (o Referendo dos Trabalhadores de 2007) convidando trabalhadores, aposentados e desempregados a avaliar o acordo. Com base em uma abrangente amostragem, essas notas de pesquisa fornecem uma análise do Referendo quanto às principais características da votação e atitudes em relação ao movimento sindicala. Os resultados indicavam mudanças profundas nas formas de engajamento cívico e cultura política que terão lugar na Itália dez anos depois.


Palavras-chave: Democracia industrial; Itália; movimento sindical; referendum.

 

 

 

pdf

 

 


 

27 - Privilégio familiar ou estratégia política: a permanência de Salvador Correa de Sá e Benevides no governo do Rio de Janeiro (ca.1637 – ca.1643)

 

 

Helena de Cassia Trindade de Sá, Bruno Corrêa de Sá e Benevides. (Brasil)

 

 

 

Resumo: O artigo busca discutir as razões da permanência de Salvador Correa de Sá e Benevides no governo da Capitania do Rio de Janeiro após a aclamação do Duque de Bragança como rei de Portugal, que se deu em decorrência da Restauração. Para tanto, nosso ponto de partida será um levantamento da trajetória administrativa do referido governador desde a sua primeira gestão à frente da Capitania em 1637 durante a administração filipina. Este trabalho ainda tem como objetivo demonstrar a atuação de Benevides nos círculos sociais tanto da colônia, quanto da metrópole e as estratégias que por ele foram utilizadas a fim de se manter no poder.


Palavras-chave: Salvador Correa de Sá e Benevides, governo, Rio de Janeiro.

 

 

 

pdf

 

 


 

28 - Relação, circulação e recrutamento dos governos interinos no Rio de Janeiro (séculos XVII e XVIII)

 

 

Victor Hugo Abril (Brasil)

 

 

 

Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo esquadrinhar os governadores coloniais no espaço-tempo da cidade do Rio de Janeiro, c. 1680 – c. 1763. Privilegia o estudo dos governadores interinos que atuaram na ausência ou afastamento dos governadores titulares. A proposta do artigo é analisar a relação, circulação e recrutamento destes governadores. O intuito do texto é demonstrar, no que tange ao Rio de Janeiro, o cargo de interinidade na cidade fluminense nas passagens dos séculos XVII – XVIII. Convém frisar que a investigação sobre o governo interino perscrutou os agentes nas suas trajetórias, no reino e nas colônias.


Palavras-chave: governo interino; administração; agentes; Rio de Janeiro.

 

 

 

pdf

 

 


 

 

29 - Relações de trabalho nas indústrias do setor cerâmico de Criciúma - 1960 – 1980

 

 

João Henrique Zanelatto, Antonio Luiz Miranda, Ismael Gonçalves Alves (Brasil)

 

 

 

Resumo: O artigo trata da história das trabalhadoras e trabalhadores do setor cerâmico de pisos e azulejos de Criciúma. Inicialmente aborda-se a diversificação do parque industrial de Criciúma a partir da década de 1960. O setor cerâmico cresceu rapidamente nesse período, destacando-se as cerâmicas Cesaca e Cecrisa, que foram as maiores do setor na década de 1970. A questão central do artigo é analisar as diversas experiências que as trabalhadoras e trabalhadores vivenciaram no espaço fabril e que levou a construção da categoria de trabalhadores ceramistas. Através das entrevistas e da analise de outros documentos, como as fichas funcionais, foi possível perceber aspectos como a organização sindical, a disciplina da fábrica, o controle dos encarregados e as formas de resistências articuladas pelas trabalhadoras e trabalhadores.


Palavras-chave: Trabalho. Experiências. Cerâmicas.

 

 

 

pdf

 

 


 

30 - Saturnino de Brito e a modernização do abastecimento de água no Rio Grande do Sul da Primeira República

 

 

Fabiano Quadros Rückert. (Brasil)


 


Resumo: O objetivo principal do artigo consiste em analisar o conjunto de treze projetos de saneamento elaborados por Saturnino de Brito para cidades sul rio-grandenses, destacando as condições de abastecimento de água existentes no Rio Grande do Sul da Primeira República, e explorando as discussões existente na época sobre a responsabilidade do poder público na promoção da higiene e da salubridade urbana. Para atingir o objetivo fixado, o artigo usa conceito de modernização do abastecimento de água, criado pelo historiador espanhol Juan Manuel Matés-Barco, e aborda as relações entre urbanização e saneamento no Rio Grande do Sul da Primeira República.

 

Palavras-chaves: abastecimento de água, Saturnino de Brito, Rio Grande do Sul, Primeira República.

 

 

 

pdf

 

 


 

31 - Tão importante ao trânsito geral do comércio da província": os rios na análise dos ofícios enviados pela câmara municipal de Taquari/RS (1850-1852)

 

 

Márcia Solange Volkmer, Cibele Caroline da Rosa. (Brasil)

 

 

 

Resumo: Os rios desempenharam, ao longo da história humana, um papel central para a subsistência e deslocamento. O Vale do Taquari possui como maior rio aquele que dá nome à região, além de diversos afluentes. Taquari, primeiro município da região, criado em 1849, tinha nas vias fluviais o principal meio de locomoção e desenvolvimento tanto social quanto econômico. Este trabalho pretende analisar os ofícios enviados à Presidência da Província do Rio Grande do Sul pela Câmara Municipal de Taquari no período de 1850 a 1852, ou seja, logo após a lei de emancipação do município, no que diz respeito aos pedidos tecidos sobre o rio Taquari e seus afluentes. Para tanto, é utilizado o aporte da História Ambiental, a metodologia é qualitativa e os procedimentos adotados concernem na revisão bibliográfica sobre história regional e navegação fluvial, além da análise dos ofícios já referidos. Foram utilizados 29 ofícios vinculados ao tema, de um total de 150 referentes aos dois anos analisados. Nesse sentido, destacam-se algumas reivindicações por parte da Câmara: construção de pontes, solicitação de equipamentos e abertura de margens do rio Taquari e ainda os processos de arrematação.


Palavras-chave: Vias fluviais. Câmara Municipal. Correspondência.

 

 

 

pdf

 

 


 

32 - Uma miragem sobre o processo de formação do município de Bagé no contexto riograndense e fronteiriço

 

 

Alessandro Carvalho Bica. (Brasil)

 

 

 

 

 

 

pdf